segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Um cometa no Natal!

O cometa C/2013 US10 (Catalina) foi descoberto em 31 de outubro de 2013 pelo Catalina Sky Survey (CSS), um projeto ligado à Universidade de Arizona (EUA) que visa descobrir PHO, isto é, objetos potencialmente perigosos para a Terra devido ao seu possível risco de colisão. Apesar de que inicialmente se pensou que era um asteroide hoje sabe-se que é um cometa que, viajando desde a remota nuvem de Oort, está a visitar pela primeira vez a zona mais interna do Sistema Solar para nunca mais retornar.

Em 12 de janeiro de 2016 o cometa passará pelo ponto mais próximo à Terra (NASA/JPL)

Aproximadamente uma semana depois da sua passagem pelo periélio (em 15 de novembro de 2015) o cometa já era visível no hemisfério norte antes de alvorecer em direção ESE. Com o passo das semanas irá ganhando altura no céu mostrando-se no seu melhor entre meados de dezembro e finais de janeiro, período durante o qual se espera que até mesmo seja visível a olho nu.

Fotografia do Cometa Catalina (C/2013 US10) tomada em 1 de outubro de 2015 desde o hemisfério sul brilhando com magnitude 7 e mostrando uma coma verde devido às emissões de carbono diatómico (J.J. Chambó)

No seu percurso pelo céu (ver mapa em baixo) existem algumas datas em que a sua observação será ainda mais interessante:
  • 7 de dezembro: reúne-se com Vénus e com a Lua. A mais distância também se veem Marte e Júpiter.
  • 1 de janeiro: passa a 0.5 graus da gigante vermelha Arcturus.
  • 12 de janeiro: o dia em que a Terra estará mais perto do cometa.
  • 15 de janeiro: passa a 1 grau de Alkaid (extremo da Ursa Maior).
Percurso do cometa Catalina entre finais de novembro de 2015 e finais de janeiro de 2016 (Sky&Telescope). Preme aqui para obteres uma versão a maior resolução em pdf

7 de dezembro (horizonte ESE de Lugo às 7:00):
Horizonte ESE de Lugo às 7:00 de 7 de dezembro de 2015. Observa-se o cometa à esquerda de Vénus e da Lua (com um 16% do disco iluminado). A maior altura situam-se Marte e Júpiter
1 de janeiro (horizonte ESE de Lugo às 7:00):
Horizonte ESE de Lugo às 7:00 de 1 de janeiro de 2016. Observa-se o cometa no centro, ao lado de Arcturus. Mais à direita está a Lua (com um 59% do disco iluminado). A maior altura situa-se Júpiter, e a menor Marte. Perto da linha do horizonte observam-se Vénus e Saturno.
15 de janeiro (horizonte N de Lugo às 7:00):
Horizonte N de Lugo às 7:00 de 15 de janeiro de 2016. Observa-se o cometa na parte superior, perto do zénite, ao lado de Alkaid (Ursa Maior).