quinta-feira, 30 de abril de 2015

Nave de carga Progress M-27M fora de controlo

Atualizações:

8 de maio
 
De acordo com a Agência Espacial Russa, Roscosmos, a nave teria reentrado na atmosfera sobre o oceano Pacífico central às 4:04 desta noite. Pensa-se que esta estimação teria tido em conta as observações prévias realizadas desde as estações de seguimento em território russo.
Porém, a agência norte-americana USSTRATCOM difundiu que o instante da reentrada se teria produzido às 4:20 mais ou menos 1 minuto a uma altitude de uns 80 km num ponto de latitude 51°S e 87°W (perto da costa de Chile). Estes dados teriam sido obtidos a partir das observações diretas de satélites militares em órbitas geoestacionárias. No seguinte mapa mostra-se a zona da reentrada com indicações de alguns pontos de interesse:
Zona de reentrada e de queda de possíveis restos. A: início da janela de reentrada. B: fim da janela de reentrada. O marcador azul à esquerda e o marcador verde à direita delimitam a zona de eventual queda dos restos da nave (spaceflight101.com).

7 de maio
 

A atividade geomagnética causada pelo sol, cujo máximo se atingiu o dia 6 de maio, foi decrescendo mais rapidamente do esperado, o qual fez variar o ritmo de queda da nave. Atualmente prevê-se que a reentrada na atmosfera tenha lugar nalgum instante entre os dias 7 e 8 de maio. A própria Roscosmos calcula uma janela entre as 23:45 de dia 7 de maio e as 5:36 de 8 de maio. Outro organismo, a USSTRATCOM (dependente do Departamento de Defesa dos EUA), estima que a entrada terá lugar às 3:36 de dia 8 de maio com uma incerteza de mais ou menos 2 horas. De ser certa esta última previsão praticamente se poderia descartar a queda na América do Norte, Europa e Austrália. Ainda a AEROSPACE calcula que a entrada acontecerá às 7:40 mais ou menos 5 horas sobre o Atlântico.

5 de maio

A Progress parece estar a cair mais rapidamente do que se previu inicialmente, de maneira que a reentrada poderia ter lugar ao longo do dia 8 de maio ou nas primeiras horas do dia 9.

30 de abril

A Agência Espacial Europeia (ESA) calcula que a reentrada terá lugar em 9 de maio com uma incerteza de mais ou menos 2 dias. Também espera que o dia anterior seja possível estimar com uma maior precisão o instante em que esta se produzirá e mesmo descartar algumas zonas em que seria pouco provável caírem os restos.

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A Progress M-27M é uma nave de carga lançada pela Agência Espacial Federal Russa (conhecida como Roscosmos) para o abastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS).
Progress M-27M
Um foguete Soyuz iniciava, às 9:09:50 deste 28 de abril desde o Cosmódromo de Baikonur (Cazaquistão), a posta em órbita da Progress M-27M com 2357 kg de equipamentos científicos e mantimentos para a ISS. Seis horas depois a Progress M-27M deveria ter-se encontrado com a ISS; porém, por causas que ainda se desconhecem, a nave entrou numa órbita diferente à prevista e, o que é mais grave, perdeu a comunicação com o controlo em Terra.

A nave foi dada oficialmente por perdida ontem de tarde após várias tentativas fracassadas para recuperá-la. De facto, tal e como se pode ver no seguinte vídeo gravado pela câmara instalada a bordo, a Progress sofre uma rotação descontrolada completando uma volta a cada poucos segundos:


Prevê-se que a nave, movendo-se numa órbita com um perigeu relativamente baixo, irá perdendo altitude até que se produza a sua reentrada na atmosfera. As previsões iniciais indicavam que esta teria lugar entre 5 e 7 de maio, mas cálculos recentes que têm em conta as condições atmosféricas sugerem que esta acontecerá em 10 de maio com uma margem de mais ou menos 3 dias. A medida que se aproxime à atmosfera as previsões irão melhorando, de maneira que o dia da reentrada será possível delimitar com certa precisão a zona de queda (algum local com latitude entre 52N e 52S).

Espera-se que a maior parte da nave se desintegre ao entrar na atmosfera, mas também que algumas partes mais duras, tais como o sistema de acoplamento, algumas componentes do motor principal e os pequenos tanques de pressurização, sobrevivam à entrada e cheguem ao chão. Nos próximos dias poderemos seguir a evolução da Progress M-27M em qualquer dos seguintes sítios: