terça-feira, 13 de janeiro de 2015

O cometa Lovejoy no melhor momento

O cometa C/2014 Q2 (Lovejoy) foi descoberto pelo astrónomo amador australiano Terry Lovejoy em agosto de 2014. Após ter passado a uns 70 milhões de quilómetros da Terra o 7 de janeiro, atingirá o periélio no próximo 30 de janeiro e não regressará ao interior do Sistema Solar até depois de aproximadamente 8000 anos.

Fotografia de Gerald Rhemann (23 de dezembro de 2014)

A surpreendente cor verde que se observa nas fotografias é devida à fluorescência de moléculas de carbono diatómico (C2) por ação da luz ultravioleta do Sol. Porém, com os nossos olhos apenas veremos uma pequena nebulosidade levemente brilhante.

Atualmente, com a Lua já em quarto minguante, este objeto pode ser observado à vista desarmada em locais de céu escuro (ou com uns pequenos binóculos em céus com níveis de poluição luminosa não muito elevados) até ao fim do mês. A observação deverá realizar-se a partir das 20h (hora local) olhando em direção sul (à direita da constelação de Orion). Para a localização diária do cometa podemos utilizar o seguinte mapa:

Posições do cometa C/2014 Q2 Lovejoy durante o mês de janeiro de 2015 (premer aqui para obter um pdf com maior resolução em preto e branco)